Voltar Página inicial

NOVIDADES

Inicio* Novidades* Mato Grosso do Sul deixa ...

Mato Grosso do Sul deixa marca forte na Design Week de Milão em 2013

 

Campo Grande (MS) - Com a mostra Reflexos de Mato Grosso do Sul - Design MS, o Estado foi destaque na Design Week de Milão 2013. A apresentação de ideias do design sul-mato-grossense fez parte das exposições do Brazil S/A, um espaço de relacionamento entre empresas e profissionais dos segmentos de arquitetura, design, decoração e artesanato. Os visitantes tiveram a oportunidade de conferir as criações dos grandes nomes do design nacional.

Durante a semana de design, o Brazil S/A apresentou, junto com o governo de Mato Grosso do Sul, um mergulho na cultura sul-mato-grossense, uma viagem pelo mundo de cores e sabores, de sons e tons, de beleza e riqueza. Uma viagem pela cultura da terra que inspira e gera ideias, ousadia e estilo.

A participação de Mato Grosso do Sul na Brazil S/A, através da exposição Reflexos de Mato Grosso do Sul - Design MS, buscou deixar claro que o Estado, geralmente conhecido pela sua liderança no agronegócio, também tem capacidade e talento na área de design. A exposição teve assinatura da especialista em marketing cultural Linda Benitez e do designer e publicitário Stephan Hofmann e foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e a Brazil S/A.

O espaço reservado para a exposição foi um lounge onde os visitantes tiveram a oportunidade de conferir as criações de grandes nomes do design nacional. Painéis fotográficos deram vida aos traços regionais, simbolizando sua função como matéria-prima de inspiração e realização.

A exposição mostrou aos visitantes as linhas suaves inspiradas nas curvas que as águas dos rios seguem, contrastes desenhados pela natureza na pela da onça pintada, todas as variações de cores brindadas pela brincadeira de luz e sombra, o mosaico composto pelas linhas claras, pelos campos em tons de terra, as pinturas dos índios kadiwéus, consideradas pelos realizadores “autênticas expressões do povo desta terra privilegiada”. O objetivo foi mostrar ao mundo que em Mato Grosso do Sul a inspiração vem da beleza viva no horizonte.


Realizado na mesma semana do Salão Internacional do Móvel e da Design Week de Milão, o BRAZIL S/A promoveu a interação entre o público brasileiro e o internacional, gerando oportunidades de negócios e fortalecendo a imagem de profissionais e empresas com a divulgação de seus produtos e serviços. A ideia foi aproveitar esse período altamente propício a negócios e contatos para ressaltar a criatividade brasileira.

Design sul-mato-grossense ganhando o mundo

O estande Reflexos de Mato Grosso do Sul – Design MS mostrou criações em móveis sustentáveis da Escola Pau-Brasil, projeto de formação profissional da Gira Solidário de Campo Grande, organização que também recebeu em Milão o prêmio Morar Mais na categoria Brasilidade pelo projeto Recanto do Poeta, realizado pelos arquitetos Maria Fontoura, Kamylle Perrotto, Hézio de Paula e os designers Stephan Hofmann e Fredi Lei, junto com a Fundação Manoel de Barros.

O projeto Amor Peixe, de Corumbá, levou a cidade da alta costura suas criações de moda, elaboradas em couro de peixe. A produção da Viola de Cocho, do  Instituto Moinho Cultural de Corumbá, levou um dos maiores símbolos culturais e artesanais de Mato Grosso do Sul para Milão.

As biojóias, da Jóias do Pantanal, em que os chifres de boi pantaneiros são matérias-primas luxuosas para peças únicas. As cerâmicas dos índios das etnias Kadiwéu e Terena representaram a beleza e riqueza da cultura dos povos indígenas. Peças de design, inspiradas pela arte do artista plástica Isaac de Oliveira, traduziram uma interpretação moderna dos traços do Pantanal para Milão. Além disso, o design em arquitetura esteve presente através da apresentação do projeto arquitetônico do Aquário do Pantanal, do arquiteto Ruy Ohtake. A obra será o maior aquário de água doce do mundo e dará “projeção mundial a Mato Grosso do Sul” na área de turismo e pesquisa científica. O Aquário do Pantanal, que deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2014, foi destacado como opção turística de visitação durante a Copa do Mundo.

Segundo o designer e publicitário Stephan Hofmann, foi impressionante mostrar para a mídia internacional esse outro lado do Estado, muito conhecido por suas belezas naturais “O pantanal normalmente é conhecido como um lugar turístico e as pessoas normalmente não relacionam esse lugar ao designer. Muitas nem sabiam onde ficava Mato Grosso do Sul. Então foi muito proveitoso levar nosso trabalho para ser exposto”, afirma Hofmann.

Missão Itália-China 2013

O governador André Puccinelli conferiu a apresentação Reflexos de Mato Grosso do Sul - Design MS, em seu primeiro compromisso oficial na mais recente missão comercial à Europa e Ásia. A abertura do evento contou com a presença do embaixador brasileiro em Milão, Renan Paes Barreto.

A Missão Itália-China 2013 teve como objetivo apresentar as diversas oportunidades oferecidas pelo Estado e captar investimentos diretos, além de proporcionar à delegação sul-mato-grossense a ocasião de conhecer o potencial local, principalmente das empresas italianas. Participaram da Missão Itália-China 2013 o presidente da Famasul e do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, Eduardo Riedel; a secretária de Estado de Produção e Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa; o superintendente da Seprotur, Ademar Silva Jr.; o superintendente do Sebrae/MS e presidente do Siams (Sindicato das Indústrias de Alimentação de Mato Grosso do Sul), Cláudio Mendonça, a diretora de operações da entidade de apoio às micro e pequenas empresas, Maristela França; a gerente da Unidade de Soluções Empresariais, Leandra da Costa e o prefeito de Maracaju, Maurílio Azambuja.

Nealla Machado/Seprotur e Fernanda Garcia/Gira Solidário
Fonte: Noticias.MS

 

 

Veja também